terça-feira, 27 de agosto de 2013

PLANO DE ACÇÃO DA OCDE PARA A REFORMA DA TRIBUTAÇÃO INTERNACIONAL

 A OCDE lançou o seu Plano de Acção sobre Erosão da Base Tributária e a Transferência de Lucros que prometeu no seu relatório de Fevereiro de 2013. O Plano de Acção define 15 áreas de estudo que conduzem a potenciais reformas fiscais internacionais. As empresas devem estar cientes destas reformas para determinar que impacto na sua estratégia fiscal actual ou proposta e nas politicas de transferências de preços caso qualquer uma das recomendações seja aprovada.

Erosão da Base Tributária e a Transferência deLucros – Contextualização

A OCDE publicou a pedido do G20, em Fevereiro de 2013, um relatório sobre a Erosão da Base Tributária e à Transferência de Lucros (BEPS), no âmbito do debate sobre as receitas fiscais. O relatório promete um plano de acção para resolver as deficiências existentes nas normas fiscais internacionais. Este plano de acção foi publicado em 19 de Julho de 2013, com o apoio dos Ministros das Finanças do G20 e a participação de não membros da OCDE no debate.
De acordo com a OCDE, a globalização da economia e os modelos de operação adaptados para os negócios abriram oportunidades para empresas multinacionais (EMNs) reduzirem significativamente a sua carga tributária. Eles consideram que isto seja prejudicial para as receitas do governo, e não cria espaço para a competitividade para os contribuintes nacionais que não podem ter acesso a essas oportunidades, e potencialmente prejudicial para as empresas multinacionais através do risco de reputação.

O Plano de Acção - visão geral

A OCDE se propôs 15 estratégias para análise durante os próximos 18 meses à dois anos. A maioria das estratégias irão resultar tanto em mudanças de orientação da OCDE, por exemplo, sobre preços de transferência ou o Modelo do Tratado Fiscal da OCDE, ou recomendações para apoiar os governos nacionais em reformas multilaterais consistentes. Também se propões um instrumento para permitir a alteração de tratados fiscais sem a necessidade de renegociação.
 As principais áreas do plano de acção são:

  Economia digital
Examinando as dificuldades das actividades de tributação na economia digital no sistema actual, e como os impostos indirectos e sobre empresas podem ser bem mais alinhados com a criação de valor através de actividades de vendas e da cobranças e utilização de listas de dados de clientes.

  Acordos híbridos fiscais
Neutralização dos efeitos dos acordos que não são tratados de forma consistente por duas autoridades fiscais, por exemplo, dupla dedução ou dedução, sem reconhecimento de renda correspondente. Os acordos híbridos, os juros e os instrumentos financeiros são especificados.

  Práticas fiscais prejudiciais e abuso de tratado
Avaliação dos regimes fiscais preferenciais e o combate aos abusos de tratado através de disposições antiabuso em tratados abordando a prática de “treaty shopping” (ou seja, a interposição de um terceiro país num acordo bilateral de forma a reduzir os impostos).

  Regras das sociedades subsidiárias estrangeiras (CFC)
Criação recomendações relativas à concepção das regras CFC, a fim de combater as BEPS e em coordenação com outros itens do Plano de Acção.

  Estabelecimento Estável (EE)
Alterações à definição de estabelecimento estável para evitar o não uso artificial do estado de PE, por exemplo, através da utilização de acordos comissionamento ou isenções específicas de actividade  

  Preço de transferência
Criação de regras para garantir que as transacções reflictam o valor de acordo com o padrão “arm's length”,
com particular destaque para bens intangíveis, os riscoscontratualmente atribuídos e transacções de alto risco não ou raramente visto entre terceiros (incluindo onde o capital é alocado dentro de um grupo sem lógica comercial apropriada). No entanto, a OCDE rejeita a partilha do formulário.

  Divulgação e transparência
Criar recomendações para a concepção de regras de divulgação obrigatória consistentes para "transacções agressivas ou abusivas" e uma definição mais ampla do benefício fiscal". Os documentos dos preço de transferência também serão revistos para incluir o requisito de apresentar alocação geral do rendimento, actividades económicas e fiscais em toda a cadeia de valor utilizando um modelo comum.









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